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Preservando tradições

Preservando tradições

Formiguinhas âncora cultura local

A âncora é símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Por ser capaz de manter a estabilidade dos barcos em meio às tempestades, ela representa a parte estável dos seres humanos.

O Projeto Formiguinhas, projeto Social no bairro Mirante do Rio Verde atende 140 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos no contra turno escolar, realizou neste ano,  a festa de São Sebastião e São Brás em seu espaço.

Tradicionais festas de Trancoso, as duas acontecem no Quadrado e comemoram os santos, padroeiros da cidade. A festa é recheada de simbologias e o Samba de Couro embala os 2 dias de comemoração com a pintura das bandeiras feita pelo mestre Damião e dos mastros pelo mestre Valquito, ambos artistas nativos de Trancoso, que receberam a incumbência de perpetuar essa linda tradição levando-a ao conhecimento dos mais jovens.

As crianças do Formiguinhas moram em um bairro, o Mirante do Rio Verde, onde o acesso ao transporte público não existe e, portanto, o acesso às festas tradicionais da cidade é prejudicado, uma vez que a locomoção a pé, por ser distante, inviabiliza o acesso ao Quadrado. O projeto, de cunho social com finalidade educativa, tenta diminuir essa distância física, ora levando as crianças aos pontos diversos da cidade, para lhes oferecer acesso à cultura, arte e história, ora repetindo as festas tradicionais da cidade em nosso espaço no Bairro.
A professora do Formiguinhas, Juliane Luiza Silva explica o fato:

"Aqui nós buscamos sempre criar esse ambiente de pertencimento e trazer essa tradição cultural para dentro do nosso espaço pedagógico de acolhimento. Foi incrível!"

Foi o que aconteceu no dia 02 de fevereiro, dia de São Brás e de Iemanjá, forças tradicionais da cultura de Trancoso. Os mestres Valquito e Damião foram convidados de honra no Formiguinhas e apareceram para prestigiar a festa. Depois da apresentação e da contação das histórias, feita pelo mestre Damião, as crianças apresentaram o Samba de Coco e souberam cantar a música tradicional da festa em uma apresentação eufórica, animada e que deixou os convidados emocionados.

Nossos alunos demonstraram o conhecimento que tinham adquirido com relação à festa que muitos não puderam conhecer pessoalmente. Em seguida o mestre Valquito realizou uma oficina para pintar 2 mastros, miniatura dos originais, junto com as crianças e por fim os alunos de 4 a 6 anos apresentaram a dança do Marimbondo, tradição da festa também, acompanhados pelo mestre Damião que é o dançarino oficial na festa tradicional.

Damião afirmou:

“na dança do marimbondo, que é para passar a festa para o festeiro do ano seguinte, eu vi que um dos meninos fazia com muita maestria, com muita graça”

Para a Professora do projeto Bárbara Menezes, que é neta da Professora Higina Cristo, uma das primeiras professoras de Trancoso e dá nome a uma escola de ensino fundamental da cidade e que participou da festa, preparando seus alunos para o grande momento:

Isso gerou respeito às tradições locais. E com suas vivências, eles tiveram a oportunidade de ouvir histórias que vêm de várias gerações, em Trancoso, de um Trancoso acolhedor, mas também rico com suas histórias únicas, que enriquecem e cantam pessoas de diferentes tempos e lugares.

O nosso projeto educacional acredita que os alunos devem compreender o lugar onde moram, participar e entender os aspectos culturais e sociais do espaço em que vivem e para isso houve uma preparação prévia de 1 mês para a apresentação do dia 02 de fevereiro. As crianças tiveram acesso a vídeos, à letra da música tradicional, à história contada pelos moradores nativos e puderam compreender, através das atividades descritas e também da confecção de bandeiras, pinturas, peças de teatro, a importância dessa festa tradicional da cidade.
Segunda a professora Juliane Silva:

Quando cheguei aqui na cidade fiquei encantada pelo samba de couro, pelas tradições, pelos festejos e poder dividir e viver um pouco disso com eles foi muito importante para mim como educadora.

Despertar neles esse envolvimento cultural foi gratificante. Ver os rostinhos atentos às histórias, dançar a dança do marimbondo com Damião, cantar as músicas do samba de couro, pintar os mastros com Valquito e ouvir deles, nativos, a importância desse legado foi transformador.

Ao final da festa, assim como o tradicional almoço da Casa das Festas no Quadrado, as 140 crianças do projeto e os convidados puderam experimentar um almoço com as comidas tradicionais da cidade. O Mestre Damião elogiou:

Eu fiquei muito feliz com tudo o que encontrei lá. Com a organização dos professores, monitores, mas o que eu fiquei mais feliz, foi com a empolgação das crianças, com toda a celebração. As crianças estavam muito entusiasmadas e atentas e queriam que eu e Valquito falássemos mais da festa, contássemos mais de como é feito cada parte do ritual. Vi também que eles tocavam os tambores com empolgação e ritmo, com felicidade. Isso me deu esperança de que vamos dar continuidade às festas, porque eu vi que eles têm vontade de aprender e participar. Saber sobre a pintura da bandeira e do mastro. Vi como eles queriam participar e saber mais. Fiquei contente no hasteamento, como eles participaram, como se vivessem esse ritual a cada ano. Na parte da comida que é servida à comunidade, o Projeto tentou reproduzir muito parecido com o que é no Quadrado. O projeto Formiguinhas trouxe isso aos seus alunos, com o envolvimento de outras pessoas da comunidade indo lá participar e falar um pouco da festa.

A aluna Thayna Conceição, 14, disse que “gostou bastante e achou divertidas as danças, brincadeiras e a pintura do mastro”.
Yngrid Raiane dos Santos, 13, disse que gostou muito de aprender com Damião e Valquito e adorou pintar os mastros. Ela ainda ressaltou a importância de São Sebastião para a cultura da região, lembrando que ele foi um santo “ muito generoso”.
Foi uma tarde de cultura, festa, dança e muita arte. As crianças e os adultos que estavam presentes puderam se divertir e se emocionar com esse momento tão importante.

O artista e Mestre Damião ficou feliz com o engajamento de todos os professores e monitores e ressaltou algo essencial:

Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que eu percebi que muitos deles nunca tinham acompanhado a festa de perto no Quadrado. Acho que as instituições de ensino locais têm que incentivar mais a participação das crianças e jovens nessa importante festa cultural, não só para enriquecer o conhecimento como também para que possam dar continuidade às tradições locais para que a cultura não morra e siga cada vez mais presente nas futuras gerações. Penso que assim como o Formiguinhas, as outras instituições deveriam envolver cada vez mais a cultura local, chamando as pessoas tradicionais para estarem presentes, transmitindo esse saber para as futuras gerações, para que eles tenham essa vontade de aprender e continuar.
O projeto Formiguinhas fica muito feliz em poder trazer um projeto de educação de qualidade associados com o bem-estar das crianças do bairro Mirante do Rio Verde e pretende continuar inserindo os seus alunos na cultura, nas festas e assim, proporcionando a dignidade, a autoestima e o sentimento de pertencimento.

Para o próximo ano, os mestres Valquito e Damião prometeram inserir as crianças na festa e convidou-os a participar presencialmente para que possam sentir a energia da cultura de Trancoso.

Apoie o Projeto Formiguinhas!
Instagram: @formiguinhas.trancoso

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