/
/
Ecoturismo

Ecoturismo

3 destinos próximos à Trancoso

ecoturismo

Conheça alguns atrativos que têm como base o ecoturismo no extremo sul da Bahia, são Parques, Reservas e Refúgios que conciliam geração de renda e serviços para comunidade com conservação da Mata Atlântica. Além do compartilhamento de sabedorias ancestrais e trocas culturais.

Trevo dos Búfalos

A fazenda Trevo dos Búfalos, que fica localizada no trevo entre Arraial D’ Ajuda e Trancoso, proporciona uma experiência que envolve natureza, conhecimento e muito sabor. Além da criação e produção de delícias que levam como base o leite de búfalo, também é um dos destinos de ecoturismo do extremo sul da Bahia. 

Seu Hélio, patriarca da família Cangussu, com 93 anos bem vividos, ainda se dedica exclusivamente à criação de búfalos, produzindo queijos de receita própria. No Trevo dos Búfalos, é possível conhecer mais sobre a  história do seu Hélio e sua família, ter contato com um rebanho de búfalos Bubalus Bubalis e conferir o processo da produção artesanal de mozzarella de búfala. Além disso, no local pode-se observar as mais de 50 aves catalogadas na região.

A Experiência Entre Queijos e Búfalos é feita mediante agendamento. A visita guiada proporciona interação, muitas histórias e curiosidades sobre esse animal encantador que é o búfalo. Ao final, uma mesa de degustação é servida com as delícias produzidas na fazenda, seguido de um momento de contemplação de um pôr do sol deslumbrante na beira do rio com os búfalos. 

Instagram Trevo dos Búfalos: @trevodosbufalos

 

Reserva Porto do Boi

A Reserva Pataxó Porto do Boi está localizada a cerca de 5 Km da vila de Caraíva, é lar de cerca de 50 indígenas de 18 famílias que recebem visitantes para uma imersão na cultura ancestral Pataxó. Aqui você confere um pouco da história de Txatxu Pataxó, jovem artista indigena, que faz parte da família Porto do Boi. Cerca de 20 mil indígenas pataxós vivem na região de Porto Seguro atualmente, a Bahia  é o segundo estado brasileiro com maior população indígena, de acordo com o Censo do IBGE 2022. 

Na Reserva Porto do Boi, é possível conhecer mais sobre a história, cultura, tradições e um pouco da rotina desse povo. Liderado pela própria comunidade, Porto do Boi recebe visitantes desde 2004. O respeito à natureza, espiritualidade do povo Pataxó e a valorização das próprias raízes também são conhecimentos que são transmitidos durante a vivência,

Para chegar na aldeia, existem duas opções: contratar um dos bugueiros das associações indígenas locais ou subir de barco pelo Rio Caraíva com a Associação dos Nativos de Caraíva. A vivência inclui pintura corporal Pataxó, palestra na Oca Mãe, um dos locais sagrados para a comunidade, defumação de purificação e limpeza energética, música, canto e dança, na celebração do Awê Pataxó, onde os visitantes são convidados a participar. 

Ao final, os turistas são convidados a fazer a medicina do rapé, uma das tantas medicinas de limpeza espiritual e tratamento dos Pataxós, onde a participação é totalmente opcional. Um  tradicional almoço com peixe na folha de patioba com banana da terra e farinha de mandioca é servido e a visita termina com um banho de ervas medicinais para limpeza. No local, também existe uma lojinha com artesanatos produzidos pela comunidade.

Instagram Porto do Boi: @portodoboi

RPPN Rio do Brasil

Com 975 hectares de Mata Atlântica preservada, a RPPN Rio do Brasil é um reserva ambiental localizada em Porto Seguro. Saindo de Trancoso, vai em direção à Arraial D’ajuda e segue por 13 km até a entrada da RPPN.  Abrigo para milhares de espécies da fauna e da flora, na área já foram catalogadas cerca de 250 aves, entre elas, algumas  em perigo de extinção,

A RPPN atua preservando e recuperando a mata nativa e seus mananciais,  também promove atividades de educação ambiental com moradores da região e visitantes. Faz parte da Futuri – Aliança pelo Turismo Regenerativo, uma rede de voluntários locais que trabalha para desenvolver um turismo baseado em práticas mais sustentáveis e regenerativas, respeitando e fortalecendo a natureza, a cultura e a economia local. 

A reserva fundada em 2008, possui o nome baseada no antigo Rio do Brasil, que hoje é o Rio da Barra, e é considerado o primeiro rio catalogado pelos portugueses no país. A preservação tem ajudado a evitar que rios como ele sequem durante os períodos de estiagem. Na RPNN é possível encontrar macacos prego, saguis de cara branca, harpias, antas e preguiças. Na flora, gameleiras centenárias, jacarandás, jatobás e palmeiras juçara. A reserva ainda preserva a mata paludosa, uma mata com alta densidade vegetal e com grande número de palmeiras, samambaias, lianas e guanadis.

É possível descer o rio de caiaque em um corredor cercado pelas árvores da Mata Atlântica ou fazer trilhas de percursos curtos ou longos e diferentes graus de dificuldade, acompanhado por um guia especialista no bioma. As trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. 

Endereço: Rodovia BA 001 km 34, Porto Seguro – BA, 45810-000 

Telefone: (73) 99861-6186

Compartilhe este Artigo: